ADMINISTRADORA DO DISTRITO DE LUGELA, DESAFIA OS JOVENS A SEREM A SOLUÇÃO DOS SEUS PRÓPRIOS PROBLEMAS E DO GOVERNO
Na manhã desta sexta-feira 01.09.2023 teve lugar na sala de sessões do governo distrital o I Observatório Distrital da Juventude organizado pelo Conselho Distrital da Juventude (CDJ), que para além de terem participado jovens oriundos de quase todos Postos Administrativos do distrito, contou também com a presença dos membros do governo e várias organizações não governamentais, e tinha por objectivo, discutir assuntos ligados a vida dos jovens do distrito.
A administradora do distrito de Lugela Judite Filipe desafiou os jovens durante o discurso de abertura, a fazerem cumprir suas obrigações, para a posterior saberem cobrar seus direitos. Para Judite Filipe, os jovens precisam ter iniciativas de empreendedorismo que possam gerar auto-emprego.
Pediu que o encontro servisse de um espaço ímpar dos jovens discutirem ideias que possam despertar nos outros, o quanto os jovens podem muito bem levarem a cabo iniciativas que lhes venha tirar da situação da falta de emprego, rumo ao bem estar desta camada social e do distrito em geral.
Cidadania, causas do elevado índice de abstenção dos jovens nos processos de votação,_ foi o primeiro tema orado pelo Mestre Fernando Maboia. Seguidamente, foi por outros oradores apresentados temas como, _Inclusão da Juventude nos processos de tomada de decisões nos vários níveis do distrito,_ _Emprego e empregabilidade, desafios para um distrito em recessão económica. Que oportunidades encontrar para os jovens?_ _Projecção para uma futura Juventude resiliente e proativa economicamente, União de facto, seus efeitos e violência doméstica na juventude_ são dentre vários assuntos que serviram de base para a discussão da vida dos jovens no distrito de Lugela, problemas actuais e formas de soluções.
O encontro serviu também para a ADESCA, uma organização não governamental que opera em Lugela com políticas viradas a camada jovem, para fazer uma breve apresentação das actividades que estado a desenvolver no distrito.
Os jovens disseram nas suas intervenções que o encontro serviu bastante para despertar neles que é possível fazer alguma coisa e minimizar o problema de falta de emprego. E sentiram que há necessidade destes saberem exercer a sua cidadania através da votação, como forma de fazer parte do processo de selecção dos seus dirigentes e prometeram dar uma reviravolta do actual cenário da vida dos jovens do distrito de Lugela.
O I Observatório Distrital da Juventude foi realizado sob lema, Juventude pela preservação e valorização da paz e dos valores patrióticos.
0 Comentários